1.3.12

O destino de Macabéa...



Bem.
Diante da súbita ajuda, Macabéa, que nunca se lembrava de pedir, pediu licença ao chefe inventando dor de dente e aceitou o dinheiro emprestado que nem sabia quando ia devolver. Essa audácia lhe deu um inesperado ânimo para audácia maior (explosão): como o dinheiro era emprestado, ela raciocinou tortamente que não era dela e então podia gastá-lo. Assim pela primeira vez na vida tomou um táxi e foi para Olaria. Desconfio que ousou tanto por desespero, embora não soubesse que  estava desesperada, é que estava gasta até a última lona, a boca a se colar no chão.
Então Macabéa depois de ter caído em depressão – devido à traição de sua amiga Glória e seu namorado Olimpico – segue rumo à casa da cartomante para que esta lhe revelasse qual era seu futuro.
Não foi difícil achar o endereço da Madama Carlota e essa facilidade lhe pareceu bom sinal. O apartamento térreo ficava na esquina de um beco e entre as pedras do chão crescia capim — ela o notou porque sempre notava o que era pequeno e insignificante. Pensou vagamente enquanto tocava a campainha da porta: capim é tão fácil e simples. Tinha pensamentos gratuitos e soltos porque embora à toa possuía muita liberdade interior.
A própria madama Carlota atendeu-a, olhou-a com naturalidade e disse:
– O meu guia já tinha me avisado que você vinha me ver, minha queridinha.Macabéa assustou-se e deu um passo para trás.
– Não tenha medo de mim, sua coisinha engraçadinha. Porque quem está ao meu lado, está no mesmo instante ao lado de Jesus.
E apontou o quadro colorido onde havia exposto em vermelho e dourado o coração de Cristo.            
Macabéa então entrou na sala e sentou-se desajeitadamente em uma cadeira de madeira que estava de fronte de uma mesa redonda repleta de velas coloridas, incensos com cheiro de jasmim, um baralho com umas figuras estranhas – possivelmente um tarô – e por fim um cigarro aceso encostado em um cinzeiro.            
Madama Cartola sentou-se na cadeira que estava do lado oposto da mesa. Pegou o tarô e pediu para que Macabéa o repartisse que duas partes; e esta meio insegura fez o que a Madama havia pedido. A cartomante então desenhou dois círculos em volta das cartas com a parafina das velas laranja e violeta (representando respectivamente energia e espiritualidade).

            A Madama girou algumas cartas do tarô, analisou-as e por fim disse com uma expressão de mistério:
– Você será uma atriz muito reconhecida, famosa, grandiosa e rica. Mas antes de se tornar uma artista, você sofrerá um acidente.
– Como é que vou ser famosa se eu vou sofrer um acidente? – Disse Macabéa.
– Calma, calma. Você nem deixou terminar de falar. Ao sair desta casa você se acidentará, deste acidente de alguma forma irá conhecer um rapaz que vai fazer a diferença em sua vida.
– Como assim? Quem é esse rapaz?
– Não sei lhe dizer minha querida. Terá que descobrir sozinha.
– Não! Não! A senhora tem que me falar quem é! Como vou saber quem ele é?
– Não se preocupe Macabéa; quando chegar a hora você vai saber, assim como ela vai saber que vocês nasceram um para o outro.
 – E agora — continuou a madama — você vá embora para encontrar seu maravilhoso destino. E mesmo porque tem outra freguesa esperando, demorei demais com você, meu anjinho, mas valeu a pena! Num súbito ímpeto (explosão) de vivo impulso Macabéa, entre feroz e desajeitada, deu um estalado beijo no rosto da madama. E sentiu de novo que sua vida já estava melhorando ali mesmo: pois era bom beijar.
 Saiu da casa da cartomante aos tropeços e parou no beco escurecido pelo crepúsculo — crepúsculo que é hora de ninguém. Mas ela de olhos ofuscados como se o último final da tarde fosse mancha de sangue e ouro quase negro. Tanta riqueza de atmosfera a recebeu e o primeiro esgar da noite que, sim, sim, era funda e faustosa. Macabéa ficou um pouco aturdida sem saber se atravessaria a rua pois sua vida já estava mudada.
Então ao dar o passo de descida da calçada para atravessar a rua, o Destino (explosão) sussurrou veloz e guloso: é agora é já, chegou a minha vez!
Macabéa então cai esmaecida no duro asfalto da rua. O rapaz que a atropelou desce do carro desesperado, olha para ela caída no chão — toda arranhada e ensangüentada — e se apaixona imediatamente pela pobre e desvalida Macabéa.                                          ..............
 Macabéa acorda em uma cama de hospital e se depara com um lindo rapaz. Ele riu para ela e disse-lhe:
– Olá. Tudo bem?
– Sim, eu acho. – Respondeu Macabéa.
Macabéa é liberada do hospital no dia seguinte.
Giuliano – o rapaz que a atropelou – passa a visitá-la regularmente, pois este já não mais conseguia ficar longe de Macabéa, e estava tentando conquistar seu coração a todo custo. E pouco tempo depois ele consegue com que Macabéa também se apaixone por ele.                                          .............. 
As semanas foram passando e a convivência aumentando. Vendo que Macabéa possuía uma beleza inexpressiva, Giuliano decidiu valorizar sua aparência e aumentar sua auto-estima, levando-a a um salão de beleza no qual Macabéa saiu como uma fisionomia totalmente diferente da ‘antiga’.
Em seguida Giuliano consegue um teste artístico para Macabéa. Ela se prepara dias e dias, quando finalmente faz o teste e é aprovada, dando início assim a sua carreira de atriz e ganhando o mundo.                                           .............. 
Quando estava atuando em uma de suas novelas, seu ex-namorado (Olímpico) a viu, e ao perceber que a Macabéa que ele conhecia não existia mais e que a nova Macabéa era muito melhor, ele se arrepende profundamente de tê-la abandonado, termina assim seu namoro com Glória e decididamente foi atrás de Macabéa para tentar voltar a ser seu namorado.
Entretanto, Glória não aceita a hipótese de ser abandonada por Olímpico, então antes que ele partisse em busca de Macabéa, Glória desesperadamente com dois movimentos rápidos esfaqueia Olímpico próximo ao coração, com a faca que havia deixado em cima da mesa na hora do almoço.
Olímpico desaba no chão da cozinha e morre com duas simples facadas no peito. 
O relatório psicológico de Glória a definiu como sendo uma pessoa que não estava em seu juízo perfeito; logo foi encaminhada ao sanatório pelos seus parente.                                           .............. 
Macabéa soube da história duas semana depois e chorou muito pela morte de Olímpico, pois apesar de tudo ela ainda o considerava como um amigo.                                           .............. 
Macabéa se casou com Giuliano, teve três filhos e ganhou o mundo com seu talento, sua beleza e ...


                                                               Carine Oliveira, Kayque Costa e Raíssa Andrade
Postado por Clarice Lispector às 20:01

0 comentários:

Postar um comentário